Você está em: Notícias»8 de Março - Dia Internacional das Mulheres

8 de Março - Dia Internacional das Mulheres

O dia 8 de março é uma data histórica escolhida para lembrar que em todos os outros dias do ano as lutas pela paridade de gênero, pelos direitos das mulheres e pela representatividade feminina representam um dos maiores desafios da nossa história contemporânea. Segundo o relatório "Mulheres no Parlamento", publicado em 2021 pela ONU Mulheres, de um total de 192 países, o Brasil ocupa a 142ª posição em representatividade feminina na política, uma realidade que, segundo outros estudos, pode levar até 120 anos para ser completamente mudada. Outros índices também refletem a necessidade da luta por igualdade de gênero como os da violência contra a mulher, desigualdade salarial, mulheres em cargo de chefia, mulheres negras, mulheres na pesquisa acadêmica e nos esportes. Portanto, muito mais do que felicitar as guerreiras que vivem diariamente essa incansável realidade, esse 8 de março serve para que possamos cada vez mais fazer uma autorreflexão sobre o enorme desafio que essa causa nos impõe. Que os poderes públicos e a sociedade possam criar espaços para que as mulheres ocupem muitas cadeiras em nosso Legislativo, que os índices de violência contra a mulher sejam completamente reduzidos em nosso município, e que tantas outras evoluções ocorram para a igualdade de gênero em nosso planeta.