Você está em: Notícias»Comunicado da Câmara Municipal sobre a fase da Onda Roxa no município

Comunicado da Câmara Municipal sobre a fase da Onda Roxa no município

Comunicado da Câmara Municipal sobre a fase da Onda Roxa no município: A determinação do protocolo Onda Roxa em todo o estado de Minas Gerais reflete um dos piores momentos enfrentados pela pandemia da Covid-19 no país. A taxa de ocupação nos leitos de UTI´s, bem como o número de infecções e óbitos vêm apresentando índices elevados e nunca antes registrados desde o início dessa grave crise sanitária. A grande maioria dos municípios mineiros já apresenta superlotação nas vagas para internações. Três Corações e Varginha, encontram-se com mais de 85% dos leitos de UTI´s ocupados, sendo que boa parte dessas internações vêm de cidades vizinhas que não possuem a infraestrutura necessária para o tratamento emergencial da Covid, como é o caso de São Tomé das Letras que, num eventual surto de infecções, terá de recorrer ao sistema de saúde dessas regiões. Portanto, é necessária uma compreensão acerca dessa situação, afim de que as medidas adotadas cumpram esse papel de diminuir todos esses índices. Porém, ao mesmo tempo, São Tomé vive uma situação particular, pois os serviços considerados 'não essenciais' no protocolo Onda Roxa acabam tendo um caráter 'essencial' em nosso município, que tem boa parte de sua economia sustentada pelo turismo. É muito importante respeitarmos as medidas sanitárias em defesa da vida, assim como é importante, durante esse período, buscarmos de forma coletiva as alternativas e possíveis soluções para amenizar o forte impacto que esse recesso econômico trará à comunidade letrense e ao seu setor comerciário, abrindo um espaço democrático de diálogo entre os poderes Legislativo, Executivo e toda a sociedade civil. É o momento de unirmos forças, de ajudarmos uns aos outros dentro daquilo que estiver ao nosso alcance, pensando sempre naquelas pessoas que acabam sofrendo ainda mais nessas situações: as famílias de baixa renda, que há um bom tempo já vêm sendo afetadas pelas consequências dessa crise. Viver em sociedade de maneira harmônica é um eterno desafio, e é nessas horas em que a união pode fazer toda a diferença! A Câmara Municipal de São Tomé das Letras está à inteira disposição para ajudar na promoção desse bem comum.